sexta-feira, dezembro 08, 2006

Chateando


O mundo virtual modifica a maneira de nos relacionarmos uns com os outros. E cria situações sociais próprias. Toma lá o MSN. Uma espécie de sala pessoal onde você decide quem entra ou não. Mas não só isso. Mesmo autorizado a estar de nick presente na sala de alguém, você pode ser ignorado. Coisa desconfortável se se pensa a situação em termos não-virtuais (uma sala bem real onde se avista um conhecido e nem ao menos se joga um olá).

Ao que parece, no MSN, há pelo menos 3 níveis de diálogo: o não-diálogo, esse onde os participantes apenas compartilham o ambiente, mas nem trocam ois; o diálogo-tolerado, em que os participantes não passam do small-talk (papo de elevador) e o fazem a grandes pausas, pois não têm o que dizer; e o diálogo propriamente, onde os chateadores estão realmente interessados no papo. Quem olhar com mais cuidado, deve achar outros níveis, mas largo eles por aqui, fica pra você aí detectar.

O MSN é um dispositivo que privilegia e desenvolve o individualismo: converso com quem, naquele instante, eu quero. É o Eu falando alto. O programinha dispõe de sinalizadores da situação do interlocutor (volto logo, ocupado, online, ausente...), mas ninguém dá bola, se o Eu quer falar com fulano, mesmo fulano sinalizando ‘ocupado’, fodXX-se, o Eu vai lá e chama fulano pro papo; se o fulano vai responder é outra história.

Ainda não me lameei totalmente no chat-eamento, não sei, por exemplo, como se faz pra não dar atenção ao oi piscando na barra ali de baixo (como é o nome da barra mesmo?). E isso é péssimo, porque quero atender todo mundo e no fim das contas, direito, não atendo ninguém, e os papos ficam superficiais e descontínuos, um chat chato. Mas estou me agilizando. Dia desses, uma colega disse assim “ora, quando não quero falar com a pessoa, vou lá e bloqueio, daí ela acha que eu não tô online”. Não pensei meia vez, click click click, dez bloqueios e mais tempo pra quem Eu quero.

1 Comments:

At sábado, 09 dezembro, 2006, Blogger Bianca Melyna said...

Isso me deixou com receio de te adicionar... rs

 

Postar um comentário

<< Home