terça-feira, março 07, 2006

“Bem-vindo ao portal oficial da Igreja Adventista do
Sétimo Dia na América do Sul. Uma comunidade cristã
preparando-se para o retorno de Jesus Cristo”
Inscrição que abre o site daquela igreja

CÉU ESCURO


Da primeira a oitava série do primeiro grau, estudei, aqui em Joinville, em colégio adventista. Fui uma criança como qualquer outra. Tive bons momentos, fazia amizades com facilidade, era um dos bons corredores da turma e as notas me permitiram que nunca reprovasse. Da quinta série em diante, matemática e outras disciplinas que não lembro quais, prendiam-me naqueles exames extras, que se faz para recuperar notas durante o período em que os demais já estão curtindo as férias, mas no fim eu sempre passava. Só me incomodavam mesmo os dias de chuva forte, porque tinha, na maioria das vezes, que ir do colégio a pé para casa. Mentira, a caminhada na chuva não era a principal preocupação.

Os Adventistas do Sétimo Dia têm a Bíblia como fonte de suas crenças fundamentais*. O nome da religião é uma menção direta à principal crença, a saber, a “promessa de Jesus ‘Virei outra vez’”. Advento quer dizer vinda, chegada; o que os fiéis aguardam é a segunda vinda de Cristo à Terra, data em que teremos chance de retomar nossa natureza original e seguir para o “reino eterno”, pois “quando nossos primeiros pais [Adão e Eva lá no Éden] desobedeceram a Deus, negaram sua dependência dEle e caíram de sua elevada posição abaixo de Deus. A imagem de Deus, neles, foi desfigurada, e tornaram-se sujeitos à morte. Seus descendentes [nós] partilham dessa natureza caída e de suas conseqüências”. O período pelo qual estamos passando, desde a queda, é considerado pelos adventistas como um “grande conflito entre Cristo e Satanás”.
Baseados em interpretações das Sagradas Escrituras, os adventistas se auto-denominaram “remanescentes”, para eles, isto significa ser o único grupo que permaneceu fiel à palavra divina. As demais religiões, como a católica, por exemplo, desviaram-se dos propósitos verdadeiros e estão condenadas ao “fogo de Deus”, junto dos demais ímpios e o próprio Satanás, isso caso não se redimam até a época da segunda vinda (no site da igreja adventista, além de investidas diretas contra o catolicismo, há também afrontas nada sutis aos seguidores do espiritismo).

Hoje, os adventistas apenas pregam o retorno de Cristo, no passado, quando ainda estavam se organizando, ocorreu algo mais curioso. Como na música do baiano Assis Valente, os adventistas mais de uma vez “anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar”, entretanto, para sua decepção, “o tal do mundo não se acabou”. Isso mesmo, a igreja adventista se concentrou em estudar e calcular a exata data da segunda vida. Segundo Martin Gardner (em O Umbigo de Adão), jornalista norte-americano, 1843 foi o primeiro ano proposto para a volta de Cristo. Porque nada aconteceu, propuseram 1844, depois 1845, depois 1851.

Voltando à minha infância no colégio adventista, com tantas aulas de religião, orações, cultos (todas as sextas-feiras!), hinos de louvor e conselhos dos pastores e professores, acabei adotando alguns aspectos da doutrina. O que me recordo com mais precisão é da relação que eu estabeleci entre o que diziam as Sagradas Escrituras sobre o dia decisivo e os temporais que insistiam em desabar bem quando eu estava no colégio. Para o dia final, as teses adventistas programavam o seguinte: Cristo retornaria, faria uma espécie de triagem, ressuscitando todos os mortos remidos e deixando os mortos ímpios a sete palmos. Os fiéis vivos até o dia da volta mais os recém-ressuscitados iriam com Cristo para o céu, a “Nova Jerusalém”, e permaneceriam lá durante mil anos (a igreja chama este período de “Milênio”). Quanto aos vivos ímpios, seriam destruídos na Terra – as imagens explicativas do site da igreja lembram os filmes americanos sobre catástrofes, com gente de olhos arregalados, prédios em chamas, estrelas gigantes caindo do céu. Tem mais: Satanás e seus anjos maus ficariam aprisionados na Terra durante o Milênio, tempo dado por Deus para que refletisse sobre os males todos que provocou. Ao término do Milênio, os ímpios todos ressuscitariam e junto com Satanás receberiam a condenação final, a morte eterna (ressuscitar para morrer de novo? Isso mesmo). Tudo isso passava pela minha cabeça quando via a primeira nuvem escura ou escutava roncos de trovoada. Uma passagem bíblica invariavelmente me surgia nessas horas, era Mateus 24:29, que diz: “o sol escurecerá, a lua não terá claridade, cairão do céu as estrelas e as potências dos céus serão abaladas”. E eu dizia comigo, repetidas vezes, “o sol escurecerá”, “o sol escurecerá” e olhava pela janela a tormenta chegando. Meu medo era, obviamente, de não estar em dia com as obrigações de fiel e ser lacerado por sei-lá-o-quê vindo das alturas. Eu pensava também em minha família, saberiam eles que o dia tinha chegado, teriam pedido perdão pelos pecados?

Não bastasse as indagações de cunho moral que eu me fazia, minhas idéias se punham ainda a engendrar uma imagem bem nítida do final. Assustado, eu recuperava todos os discursos e ilustrações sobre a segunda vinda que os adventistas me haviam ensinado. O resultado da fabulação, além do cenário catastrófico (gente aterrorizada, chamas, chuva de estrelas, etc.), era de que Cristo viria tal como Papai Noel, numa espécie de trenó - trocando as renas por anjos, claro, e a roupa e gorro vermelhos por vestes branquíssimas, evidentemente.

Quando cessavam os trovões e a chuvarada, eu ainda desconfiava, pode ser que Ele resolva aparecer de surpresa, pegar uns desprevenidos. Mas nessas horas, eu já tinha feito todas as orações, tinha pedido perdão por todos meus pecados e prometido jamais os cometer novamente.
Diferente da época em que estudava no colégio adventista, anos oitenta/noventa, hoje vejo graça nisso tudo; bem provável porque, como disse Aristóteles (em Arte Retórica), mesmo dos momentos de desprazer é bom recordar, pois “é agradável sentir que já estamos livres do mal”.

*As informações sobre a igreja estão no site www.adventista.org.br

2 Comments:

At terça-feira, 07 março, 2006, Blogger Ivana said...

Achei o site da Igreja Adventista incompleto. Faltou um contador para a chegada de Cristo e um link para aqueles programinhas que calculam quanto tempo cada um ainda vai vivrer. Afinal, é bom saber se estaremos aqui para o juízo final.
Por via das dúvidas, já sei que vou para o inferno. Todos os meus conhecidos vão estar lá e, com sorte, consigo uma influencia com o cara... eheheheh
Quer ir comigo!?!?!?

 
At quarta-feira, 15 março, 2006, Blogger Rafael Rosa said...

Putz!
Eu tambem estudei no ADV. Tive aula de Religiao com a Gema nao sei o que Pagnocelli ( se nao me engano)
Ela seguramente tem a cara de uma destas pessoas aterrorizadas com os olhos grandes e com medo, Estava bem parecida com alguem que ressuscitou para morrer, e ficou no meio do caminho.
Adorei o texto.
Mas ao contrário de ti, eu comecei lá na 6a série e fiquei só um ano. O que foi bastante pra mim. E mais, NUNCA fiz se quer um resumo da bliblia que eles pediam toda semana. Tanto é que fiquei em exame, só em Ed. Religiosa.
Um abraco.

 

Postar um comentário

<< Home